sábado, 30 de agosto de 2008

Meteoro cai em mina da carvão da Vale

Queensland, Austrália -- Pode parecer notícia de "comprado", mas um meteoro errante atingiu em cheio uma mina de carvão da Companhia Vale do Rio Doce (VALE, para os íntimos), na semana passada. Nenhuma notícia havia sido divulgada anteriormente pois os responsáveis pela mina estavam esperando "a poeira baixar".

Para surpresa de todos, descobriram o maior diamante do mundo, fruto da pressão e calor extremos gerados pelo impacto. "É um evento de probabilidade infinitesimal e possibilidade de lucros astronômicos", diz uma fonte anônima. Com isso, a empresa está considerando a suspensão da extração de carvão de sua mina em Moçambique, apostando que um raio caia no mesmo lugar (em termos astronômicos) mais de uma vez.

A última descoberta de diamantes nestas proporções ocorreu em fevereiro de 2004, quando astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian observaram, pela primeira vez, o objeto "BPM 37093", uma estrela anã branca cristalizada, tida como o maior diamante do Universo, com 10 bilhões de trilhões de trilhões de quilates (o número 1 seguindo por 34 zeros).

"Isso é o que vamos ver", completa a fonte da empresa brasileira.

Nenhum comentário: